quarta-feira, 14 de julho de 2010

O valor das pequenas coisas

Interessante como nos deparamos com coincidências fortificantes para nosso melhor entendimento, lendo hoje uma reportagem na revista ALUMInews, que recebo em minha empresa e que aborda exatamente sobre a postagem anterior, sobre um exemplo até conhecido por muitos, mais pra que não conhece aí vai:


Uma caixa de fósforo, uma bala, um café e um jornal.

Estes quatro elementos fazemparte de uma das melhores histórias
sobre atendimento que conheço. 
Conta-se que um homem estava dirigindo há horas e, cansado da
estrada, resolveu procurar um hotel ou uma pousada para descansar.
Em poucos minutos, avistou um luminoso com o nome: Hotel Venetia. 
Quando chegou à recepção, o hall do hotel estava iluminado com
luz suave. Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre
o saudou amavelmente: 
Bem-vindo ao Venetia!
No quarto, uma discreta cama impecavelmente limpa, uma lareira, uma
caixa de fósforo em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira,
para ser riscado. Era demais! Aquele homem que queria um quarto 
apenas para passar a noite começou a pensar que estava com sorte. 
Mudou de roupa para o jantar
(a moça da recepção fizera o pedido no momento do registro). 
A refeição foi tão deliciosa, como tudo o que tinha visto,
naquele local, até então.
Assinou a conta e retornou para o quarto.
Fazia frio...E ele estava ansioso pelo fogo da lareira.
Qual não foi a sua surpresa! Alguém havia se antecipado a ele,
pois havia um lindo fogo crepitante na lareira.
A cama estava preparada, os travesseiros arrumados
uma bala de menta sobre eles. Que noite agradável aquela! 
Na manhã seguinte, o hóspede acordou com um estranho borbulhar.
Saiu da cama para investigar.
Simplesmente uma cafeteira ligada por um timer automático,
estava preparando o seu café e, junto um cartão que dizia:
Preparamos com todo carinho utilizando sua marca predileta de café. 
Como eles podiam saber desse detalhe? De repente, lembrou-se:
no jantar perguntaram qual a sua marca preferida de café. 
Em seguida, ele ouve um leve toque na porta.
Ao abrir, havia um jornal. Novo espanto; mas, como pode?
É o jornal de minha preferência!
Como eles adivinharam?
Mais uma vez, lembrou- se de quando se registrou:
a recepcionista havia perguntado qual jornal que lia diariamente. 
O cliente deixou o hotel encantando. Feliz pela sorte de ter ficado num 
lugar tão acolhedor. 
Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial?
Apenas ofereceram: 
Um fósforo, uma bala de menta,uma xícara de café e um jornal.
Aproximadamente (R$4,00)
Nunca se falou tanto na relação empresa-cliente como nos
dias de hoje. Milhões são gastos em planos mirabolantes de
 “marketing”. No entanto, o cliente está cada vez mais insatisfeito
mais desconfiado. Mudam o layout das lojas, pintam as prateleiras,
trocam as embalagens, mas esquecem das pessoas. O valor das
pequenas coisas conta, e conta muiiiiiiiiiiiiiiiiito. 
A valorização do relacionamento com o cliente.
Fazer com que ele perceba que é um parceiro importante!!! 
E não se esqueça: esta mensagem vale também para 
nossas relações pessoais (namoro, amizade, família, casamento).
Enfim, pensar no outro como ser humano. 
É sempre uma satisfação para quem doa e para quem recebe.
Seremos muito mais felizes, pois a verdadeira felicidade está
nos gestos mais simples de nosso dia-a-dia que na
maioria das vezes passam despercebidos. “
Bons negócios.
Lourival Jr

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