domingo, 10 de abril de 2011

Marketing e Comunicação Pessoal

O que você precisa é marketing pessoal. Uma lição extremamente valiosa do marketing pessoal é a visibilidade. Todo o trabalho, empenho, dedicação exigem uma forte dose de visibilidade. É o primeiro a se oferecer na empresa para fazer uma apresentação. É escrever para um jornalzinho interno. É se apresentar para formar um grupo de trabalho, e para ajudar a implantar um programa novo.

Uma boa estratégia: ampliar o seu networking, sua rede de contatos. Um bom networking começa com as pessoas da própria empresa.

Dicas de networking:

Em seus contatos profissionais procure dar ênfase em seus pontos fortes, tente esquecer os pontos fracos, eles não o ajudam em nada.
Seja proativo em seus contatos; multiplique-os demonstrando real interesse pelas pessoas. Pratique o relacionamento em rede. Use a Intranet da empresa para divulgar o seu trabalho.

Adote e pratique o relacionamento. Na rede ( e-mail, site pessoal).Personalize seus e-mails ou fax.

Continue sendo prestativo com os demais colegas de trabalho, mas não faça comentários desfavoráveis sobre eles.

Nos eventos pessoais e profissionais, circule o tempo todo. Procure sempre se aproximar de pessoas desconhecidas.

Outras dicas de marketing pessoal:

Desenvolver a empatia, saber elogiar o trabalho de seu colega e reconhecer os méritos dos outros. Praticar a integridade, para não ser excessivamente ambicioso e querer passar por cima de quem vem pela frente, para aparecer e ser promovido. Tenha paciência sempre, que é a sabedoria de enxergar a hora certa de pedir oportunidades, em vez de ficar reclamando que a empresa não oferece tais oportunidades.

O ponto-chave do marketing pessoal, na abordagem de pessoas, é ser carismático e capaz de criar empatia. As chances de sucesso aumentam, quando se é leal e sincero. Para quem é líder e possui espírito empreendedor, é importante saber ouvir e recompensar as pessoas que dão resultados. Já, se você é subordinado a uma pessoa com esse estilo de liderança, seja independente e direto.

Outro ponto importante: o profissional deve saber assessorar a sua própria imagem, aprendendo como falar em público. "Procure tornar-se referência em um determinado assunto, invista em sua educação e na reciclagem de seus conhecimentos e habilidades.

Tudo na vida começa com uma paixão. A diferença começa com a paixão.


" Ou você tem uma tremenda paixão pelo que faz e paixão pela coisa, ou não

tem".

Observe nos maiores comunicadores, ouça seus discursos, quando você assiste a suas apresentações, veja se eles têm paixão. Todos os melhores comunicadores do mundo transmitem suas mensagens com entusiasmo e energia, com muita paixão.

Qual é o segredo por trás daquela forte empatia do comunicador com a audiência?

A Paixão: É você tocar os corações de seus ouvintes, identificando uma conexão profunda com uma história real, verdadeiramente brilhante, compartilhando todo o seu entusiasmo com seus ouvintes. De onde vem sua paixão. A paixão vem do amor, da energia que transmite entusiasmo, que é a possessão por um Deus, ou seja; um grande amor por alguma coisa. E a energia? Como estimular a energia dentro de cada um de nós?


Comer bem. Dormir bem! Mantenha-se em forma, faça exercícios regularmente: natação, caminhada, corrida...enfim, mantenha em toda a sua vida diária uma atitude positiva, pois é assim que funciona: você pode ter toda a paixão do mundo, mas, se não tiver a energia para expressá-la, ninguém, mas ninguém mesmo, será capaz de compartilhar do seu entusiasmo.


Como se tornar uma pessoa inspiradora? Quem você considera inspirador?


Na sua apresentação, conte suas próprias histórias, a missão. Qual é a sua missão de vida? Qual é a visão da empresa? Para onde você quer levar sua empresa? Não se esqueça de comunicar a visão às outras pessoas que trabalham com você. Você precisa desenvolver a habilidade de contar histórias para fazer as pessoas aderirem, a você com seus corações. Esta é uma capacidade de liderança muito forte. Apresente sempre algumas imagens na comunicação.


As pessoas não podem fazer aquilo de que não se lembram. Imagens vividas inspiram. Imagens são experiências ricas que permanecerão nas mentes de seus ouvintes. Como exemplo podemos lembrar aqui a visão de Akio Morita, o inventor do "walkman", e que visão extraordinária de Morita para convencer seus vendedores de que os jovens consumidores do mundo inteiro comprariam um tocador de mídia, que lhe permitiria ouvir música pelos seus fones de ouvido, nascia o célebre "walkman", e toda uma história de inovação da Sony. Grandes comunicadores de negócios contam histórias inspiradoras.

Histórias são importantes, pois fazem as pessoas se sentirem bem a respeito da empresa e do líder que está inspirando com o seu discurso. Trabalhadores necessitam de entusiasmo e de histórias inspiradoras, para que sua organização sobreviva, seja sustentável, assim como as empresas feitas para durar .

Os maiores comunicadores sabem do imenso valor da preparação. Preparar e ensaiar muito. Não ficar preso somente aos slides. Com muita preparação, conhecimento do assunto, domínio do conteúdo, você aprende a falar com sua audiência, não exclusivamente com seu show de slides. O segredo é fazer com que seus ouvintes permaneçam conectados a você e à sua mensagem. Como assim? Agarrar e manter a atenção de sua audiência exige que você comece forte, deixando tudo claro e sendo breve. Cative seu público, imediatamente nos primeiros segundos. Articule uma mensagem de forma clara; seja pragmático. Importante! Conheça seu público; pergunte a pessoa que está promovendo o evento sobre quem está na audiência. Não perca o comando. Comece a sua apresentação e termine, de forma poderosa.

Comece forte mantendo sua atenção focada em você e na sua mensagem. Começar forte significa iniciar sua apresentação falando exatamente aquilo que o público quer ouvir. Sua apresentação deve ser interessante, desde o início. Nunca deixe o público perder o interesse durante o discurso. No final, quando terminar, você deve deixar o público querendo mais. Nunca demore tanto na apresentação; ela pode ficar cansativa.  O segredo é deixar o público com um gostinho de querer mais.




Os maiores comunicadores de negócios mantêm suas mensagens curtas. A brevidade para os comunicadores de negócios é a alma da sabedoria. Comece identificando temas-chave na sua apresentação, com quatro ou cinco temas apoiados por imagens, figuras e histórias. Mantenha o mínimo de palavras no Power Point. Quantas palavras por slide? três linhas embaixo e três palavras de um lado a outro. E o slide? Pode ter de três até no máximo seis linhas. Se o conteúdo justificar, você pode até usar quatro linhas, mas evite sempre criar um slide com mais de seis linhas embaixo e quatro palavras de um lado a outro.
Fale com estilo, apaixonante e eletrizante.

A arte de falar bem consiste em 55% da comunicação visual, linguagem corporal, contato visual; 38% da comunicação vocal ( o vocal está na altura da voz, na velocidade e variação de volume). E apenas 7% da comunicação são as palavras em si. Transmita sua mensagem adotando um estilo próprio. A forma de transmitir é o que mais conta. Seu tom de voz, a velocidade.

Como saber se o ritmo da fala está agradando?

Observe se seus ouvintes estão se desligando ou olhando para o relógio no momento da sua fala. Se as pessoas estão indo embora , é bem provável que seu ritmo de fala seja muito lento. Lembre-se bem : " a forma como você transmite sua mensagem é igualmente importante às palavras em si": a excelente linguagem corporal, uma presença impositiva que reflete confiança, competência e carisma, a voz de comando! Você pode até apresentar um excelente conteúdo nos slides, com o power point, mas, se não conseguir transmitir a mensagem, se não tem linguagem corporal, anda com as mãos no bolso, olhando para o chão ou gingando para frente e para trás, sua comunicação não vai alcançar o interesse da audiência.

A reinvenção na comunicação no marketing pessoal tem a ver com comprometimento e aprimoramento. Não existe orador nato. Você é uma pessoa determinada a dominar as habilidades da comunicação? sim ou não?

Responda sim, e dar-se-á conta de que seu sucesso pessoal, o sucesso de suas empresas dependem de suas habilidades de conquistar o público, seus clientes e colaboradores.

Rosival Fagundes é consultor , palestrante e professor universitário
e-mail: rosival.fagundes@ba.sebrae.com.br

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