sexta-feira, 19 de novembro de 2010

XIV Semana Internacional de Empreendedores

Esta semana participei da semana global do empreendedorismo com o tema: O caminho da sustentabilidade. Foi muito enriquecedor no sentido intelectual, e o assunto é um dos mais falados do momento. Mais na verdade o que é na prática a sustentabilidade?
Cada vez mais me vem a cabeça, o quanto a educação é importante para  praticar sustentabilidade, levamos anos para chegar a um nível de progresso, e agora ouvimos que não devemos andar de carro, pois lançamos monóxido de Carbono, agravando o efeito estufa, não devemos ter sacolas plásticas, pois ela leva milhões de anos para se deteriorar. E ficam culpando aos consumidores, pela falta de atitude, responsabilidade e planejamento que vem de gerações em gerações afetando nosso planeta.
Bem, o problema já está aí, ficou visível, saiu dos estudos científicos ignorados por chefes de estado, e conseguimos ver os alarmantes problemas de aquecimento, gelo pingando em todos os canais, enchentes e tempestades.
Agora que entra a educação, não falo da educação de aprender a ler e escrever somente, e sim habituar-se a ter práticas, que seriam como escovar os dentes de manhã.
Com a era digital em que vivemos, coloque lá quem tem orkut, não só: "eu odeio acordar cedo" mais também "Eu pratico sustentabilidade", fazer campanhas no Facebook, criticar no twitter, e muito importante "PRATICAR". Como disse o filósofo e pensador alemão Albert Schweitzer: "Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única.".
Aí que entra a questão da INOVAÇÃO.
Com o mundo cada vez mais digital, com softwares e notícias que parecem que chegam antes que acontece, quem vai se destacar é o inovador.
Como disse Walter Longo em uma de suas palestras na Semana Global onde tive o prazer de assistir, precisamos quebrar paradigmas, não é aprender algo  e sim esquecer tudo, opa! Como é isso? isso mesmo se auto-reciclar. Eu era pneu, agora sou sandália. Esqueça! Busque! O mundo mudou.
Segredo: Aprender, desaprender, e Reaprender.
Walter fez uma síntese da tendência de hoje e as comparou: Antes as pessoas que faziam sucesso eram os generalistas, quem sabia fazer de tudo um pouco, a pouco tempo virou o especialista que dominava uma determinada área, e hoje os homens de sucesso se caracterizam por serem Nexistas, onde ele classificou como "Homem hiperlink", Se eu não souber resolver, sei onde buscar.
E nessa linha ele deixou bem claro que o problema, não é O QUE consumimos? e sim, COMO consumimos? O carro polui com combustível fóssil? compre um elétrico.
Hoje, quem paga conta pela internet, compra nas lojas virtuais, está deixando o carro em casa. A internet é o maior fenômeno de sustentabilidade que existe. Imaginem esses clientes nas ruas com seus carros, seria bem pior.
Pratique o novo, seja inovador e criativo. A Inovação vai se tornar o maior diferencial do ser humano. E o seu maior bem profissional vai ser a sua mentalidade de ser criativo.

Por Lourival Jr - @admljunior 

Um comentário:

Dê sua opinião, ela é muito importante para nós.