quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A hora de crescer e a hora de mudar!

Empreendedorismo
Edição por Rosa Araújo   

O livro “O monge e o executivo” de James C. Hunter cita uma frase interessante falando sobre a “hora de crescer”:

“Chegou a hora de crescer. Crescer não consiste em ser melhor que os semelhantes e superá-los e sim superar a si mesmo”.
Mas para empresas e seus negócios como tratar tal hora de crescer?
Não se trata de plágio, mas aproveitar a base de conhecimento e expandir. Então,que tal?
“Chegou a hora de crescer. Crescer não consiste somente em ser melhor que a concorrência e superá-la, mas sim, através da boa gestão de negócios, fazer sempre o melhor a cada operação!” Por que abordar isso?

Falar é fácil, mas como descobrir a hora de crescer no ambiente de negócios? Quando a economia está forte assim como em 2010, nota-se que muitas empresas apostam em ganhos recompensadores e partem para investimentos em novos mercados, operações ou instalações. Enxergam que suas receitas serão aumentadas por essa aceleração econômica. Seu credo diz: “Mais receita, mais lucro”!


Acreditam que apenas o “feeling” empreendedor basta para tomar decisão. Planejar? Para quê? Além do mais acreditam que “Quando tudo vai bem, qualquer coisa dá certo”! Planejamento? Como, se nem é suficiente o tempo para “fazejamento”! Além do mais é voz corrente: ”tenho que crescer”!
Quanta angústia. Sabe por quê?


Ele que era o “dono” da produção vê seu encarregado tomando decisões de programação de entregas. É hora de cresce! Ele vê seu encarregado de caixa pensando em gestão de recursos financeiros para não comprometer os pagamentos!É hora de crescer! E pior, vê até a líder de vendedoras falando em competência e reconhecimento para fazer nova contratação! Vou perder a hora de crescer! Surgem novos clientes e novos negócios, seu pessoal está diferente e até mesmo o espaço ficou apertado e desorganizado demais para trabalhar.


Nesse momento é como se o relógio na parede de sua sala disparasse e acusasse a “HORA DE MUDAR”.
Mudar para crescer, melhorar e se manter sólido no mercado. Mudar e contar com equipe melhor capacitada e voltada a oferecer soluções e não apenas vender produtos. Mudar e transformar a cara do negócio num espaço mais acolhedor e agradável focando consumidores mais esclarecidos e mais exigentes. Mudar e adquirir novos equipamentos que alcancem melhor qualidade e produtividade barateando produções ou fabricando novas soluções
Mudar e ir até novos potenciais de consumo, seja presencial ou virtualmente.

Mudar é buscar novos resultados que favoreçam o crescimento. Mudar é estabelecer indicadores que permitam saber se estamos realmente crescendo (operando com mais lucro) ou apenas inchando, trabalhando muito sem ganhar nada! 
Um acertado planejamento vai apontar a real dimensão dos investimentos a serem realizados frente aos resultados a serem atingidos e, além disso, quanto tempo será necessário para retornar cada centavo colocado no negócio. Mudar exige muito de planejamento para evitar desperdiçar tempo, esforço e recurso financeiro. Planejamento não garante o sucesso e sim ameniza os riscos de insucesso. Retornos rápidos demais podem sugerir excesso de otimismo por parte do empresário, entretanto longos demais sugerem também riscos quanto a mudanças de cenários, tecnologias ou hábitos de consumo. Tempo de retorno será então uma decisão planejada com cautela e um dos riscos a ser assumido por você empresário Vale à pena lembrar que se paga um preço para crescer. Que preço é esse? Primeiramente vem a questão dos investimentos.

Para executar o planejamento de seu crescimento há geralmente um comprometimento financeiro voltado a recursos financeiros.
O investimento pode ser conseguido através da venda e integralização de um patrimônio pessoal ou familiar, como por exemplo, um bem móvel ou imóvel e, neste caso pode gerar um sentimento de insegurança. Claro que se a decisão for madura e bem planejada, este sentimento será rapidamente abandonado frente à alegria de lucro! O investimento também pode ser conseguido através de uma instituição financeira e neste caso, quanto mais sólido for seu planejamento e suas comprovações, mais facilmente serão disponibilizados os recursos e as parcelas poderão ser absorvidas pelas receitas adicionais geradas. Importante será avaliar a possibilidade de geração de lucro mesmo com o pagamento dos financiamentos! 

Você poderá com seu planejamento também conseguir investimentos através da abertura de capital de sua empresa. Buscar um sócio que integralize capital é um caminho interessante, mas pode custar parte da autonomia que você possui para tomar decisões. Avalie os riscos. Assim, tomar a decisão de mudar exige que você empresário sinta-se realmente liderando o processo evolutivo de seu negócio. Pensando não só em ações, mas e muito mais em estratégias de mudanças que vão levar ao efetivo crescimento de sua empresa. Para empresas de sucesso a hora de crescer acontece logo após ter feito o que era para ser feito quando percebe a hora de mudar!


Sucesso!
Fonte: http://romanegocios.com.br reinaldomessias57

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