sábado, 14 de maio de 2011

Curiosidades da profissão de Administrador

O JURAMENTO DO ADMINISTRADOR 

"Prometo dignificar minha profissão consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria. " 

Observação: A Resolução Normativa que padroniza o Juramento é a R.N. nº 201 de 19/12/1997, publicada no D.O.U. no dia 27/01/98. 



O SÍMBOLO DA PROFISSÃO
          

O Símbolo escolhido para identificar a profissão do administrador tem a seguinte explicação justificada pelos seus autores:


  • O quadro como ponto de partida: uma forma básica, pura, 
    onde o processo de tensão de linhas é recíproco. Sendo assim,
     os limites verticais/horizontais entram em processo recíproco de
     tensão.
  • "Uma justificativa para a profissão, que possui também certos
     limites em seus objetivos: organizar, dispor para 
    funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, 
    coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar 
    os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum".
  • "O quadro é regularidade, possui sentido estático quando apoiado
     em seu lado, e sentido dinâmico quando apoiado em seu 
    vértice (a posição escolhida)".
  • "As flechas indicam um caminho, uma meta, a partir de uma 
    premissa, de um princípio de ação (o centro)".
  • "As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum,
     baseado na regularidade (...) as laterais, as metas a serem atingidas".

FRASES DE PETER DRUCKER

 (Considerado unanimemente o “pai da administração moderna”) 

"Nenhuma empresa é melhor do que o seu administrador permite." 

“Pode ser dito sem grande supersimplificação, que não há países subdesenvolvidos. Há apenas os subadministrados." 

"Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam de ineficácia na comunicação." 

“A melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo." 

"As pessoas que não correm riscos geralmente cometem uns dois grandes erros por ano. As pessoas que correm riscos geralmente cometem uns dois grandes erros por ano." 

"Decisões empresariais sempre comprometem os recursos do presente com as incertezas do futuro." 

"A revolução da informação representa uma nítida transferência de poder de quem detém o capital para quem detém o conhecimento." 

9 DE SETEMBRO, DIA DO ADMINISTRADOR 

Nove de setembro foi o "Dia Nacional do Administrador", por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou a profissão de Administrador. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68. 



Administrar incertezas, assumir riscos, vencer desafios, conquistar resultados pela competência profissional, tem sido a luta contínua de todo Administrador. 

Segundo os dicionários, administrar é dirigir uma organização utilizando técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental. Tal definição passa por outras interpretações mais funcionais, como a de Peter Drucker, para quem “administrar é manter as organizações coesas, fazendo-as funcionar” 
Os primeiros administradores profissionais (aquele contratado, que não é o dono do negócio) registrados pela história foram os gerentes das companhias de navegação inglesas, as primeiras sociedades anônimas que se tem notícia. Isso em meados do Século XVII. As artes bélicas também são correlatas com a administração, e isso pode ser verificado graças aos documentos de estrategistas militares como o chinês Sun-Tzu (em A arte da Guerra) e Carl von Clausewitz (em Da guerra) dois excelentes autores sobre a administração no campo de batalha, que envolve logística, finanças, recursos humanos, produção, organização e métodos. Outro exemplo que atravessa a história é o da Igreja Católica, com uma administração baseada numa forte hierarquia e divisão de funções. 
Jules Henri Fayol, na segunda metade do século XIX idealizou, na Europa, a Teoria Clássica da Administração e por isso mesmo pode ser considerado um dos precursores da moderna administração. Seu tratado organizou e definiu as funções básicas de nossa atividade, identificando pelo menos cinco grandes delas: Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar e Comandar. 
Enquanto isto, na mesma época nos Estados Unidos, Frederick Winslow Taylor criava a Administração Científica e introduzia seus conceitos para aumentar a produtividade, com o primeiro estudo da relação entre tempo e movimento nas fábricas. 
Ambos, Fayol e Taylor, eram engenheiros por formação e administradores por função e foi a partir destes que começou a surgir a administração tal como conhecemos e dessa época para cá tal ciência encontra-se em constante processo de evolução, recebendo, a cada dia, novos conceitos e descobrindo caminhos. 

No Brasil, conforme dito, a profissão de administrador na forma da lei foi sancionada em 1965. Mas a quantas anda esta profissão atualmente? 
Os dados a seguir foram extraídos de dois levantamentos realizados pelo CFA (Conselho Federal de Administração) e pelo Ministério da Educação e nos números é possível visualizar um pouco mais a fundo como se encontra o ensino e a profissão do administrador no Brasil. 

Evolução do ensino da administração no Brasil: 

Número de Cursos de Administração (2005) - 1.992 (Evolução de 315% com base no ano de 1995) 
Matrículas nos Cursos de Administração (2005) - 671.660 (Evolução de 219% com base no ano de 1995) 
Concluintes dos cursos de Administração (2005) - 100.443 (Evolução de 259% com base no ano de 1995) 
Vagas Oferecidas para os Cursos de Administração (2005) - 419.689 (Evolução de 499% com base no ano de 1995) 
Candidatos Inscritos para os Cursos de Administração (2005) - 644.798 (Evolução de 127% com base no ano de 1995) 
Ingressos nos Cursos de Administração (2005) - 236.466 (Evolução de 263% com base no ano de 1995)


Fonte: MEC/Inep (1995) 

Em 2006, o CFA publicou a Pesquisa Nacional: Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador coordenada pelo CFA e executada pela FIA/USP. Neste documento podemos perceber o seguinte Perfil do Administrador no Brasil: 

É do sexo masculino, casado e sem dependentes; 
Está na faixa etária de até 30 anos;É egresso de universidades particulares; 
Concluiu o curso de Administração entre 2000 e 2005; 
Possui especialização em alguma área de Administração; 
Trabalha nos setores de serviços, da indústria e em órgãos públicos; 
Atua nas áreas de Administração Geral e Finanças; 
Ocupa cargos de gerência. 

A Pesquisa do CFA apresenta outras variáveis interessantes: 

Formação do Administrador: Os principais motivos que influencia na escolha da carreira são: a natureza do projeto profissional, a possibilidade de abrir ou ampliar seu próprio negócio, o desenvolvimento da carreira e a independência de atuação. A formação generalista e abrangente do curso de graduação em Administração foi preferida por outro significativo contingente para justificar a escolha. 
Identidade do Administrador: Consolidou-se a imagem do Administrador como um profissional que atua com visão sistêmica da organização e a partir daí, obtém as condições de articular as suas diversas áreas internas. 
Conhecimentos Específicos: Os Administradores entendem que administrar pessoas e equipes é o principal conhecimento para suas atividades. O Empregador confirma essa percepção, informando que é o que vêem prioritariamente nos Administradores que trabalham em suas organizações. Os Professores avaliam que o conhecimento que mais está sendo oferecido pelas IES é a visão ampla, profunda e articulada do conjunto das áreas de conhecimento. 
Competências: Os Administradores entendem que a adquiriram no seu curso de graduação; os professores acreditam que é a competência mais trabalhada pelas IES e os Empregadores confirmam que reconhecem no desempenho dos que trabalham em suas organizações a identificação de problemas, a formulação e implantação de soluções. 
Habilidades: A habilidade dos Administradores preferida pelos empregadores é a capacidade de relacionamento interpessoal, embora, do ponto de vista dos profissionais da área e dos professores pesquisados a mais completa habilidade seja a visão do todo empresarial. 
Atitudes: O comportamento ético é a atitude que os Administradores escolheram como a que mais tem preponderado no seu aprendizado. Os Professores disseram que seus cursos procuram dotar seus alunos de uma atitude empreendedora. E, os Empregadores disseram que vêem em seus Administradores o profissionalismo como principal atitude. 

Podemos, à luz desse perfil do Administrador, traçado a partir de dados coletados junto a três públicos: o próprio profissional, o professor que o formou e o seu empregador, fazer uma reflexão sobre nossa profissão e avaliar até que ponto temos ou não motivos para comemorar os próximos 9 de setembro. 


Fontes para pesquisa: 
Conselho Federal de Administração 
ANGRAD - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração 
Portal da Administração 
Pesquisa MEC/INEP (download) 
CFA - Pesquisa Nacional: Perfil, Formação, Atuação e Oportunidade de Trabalho do Administrador 

Fonte:http://www.faculdademental.com.br - Site dos formandos da FNH MG

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