segunda-feira, 18 de abril de 2011

1000 idéias! Qual realmente focar?

Muitos empreendedores imaginam várias idéias de negócio, mas sentem dificuldades em saber como ou qual escolher para botar em prática todo o seu esforço e dedicação para a criação da empresa.


Idéias a toda hora, oportunidades a cada olhar. O mercado atual tem motivado empreendedores de todas as áreas à criação de idéias de empresas onde os mais diversos tipos de produtos e serviços podem existir, mas um problema que antecipa essa criação é a definição de em que tipo de negócio realmente focar. Dentre as diversas idéias o que escolher para investir seu tempo, seu capital, seu conhecimento e esforço para o alcance do sucesso.

O que pode ajudar nessa hora é se basear em três importantes perguntas: O que o Empreendedor quer? O que o Mercado quer? O que a Empresa quer?

O que o Empreendedor quer?

Facilmente o empreendedor sabe responder essa pergunta, pois em quase sua totalidade as empresas que surgem são para satisfação de seus idealizadores. Nesse momento é necessário que esteja bem claro na cabeça do empreendedor aonde ele quer chegar e como isso será possível através da criação do novo empreendimento.

O que o Mercado quer?

Com certeza a pergunta mais difícil de se responder de imediato, pois depende de muitas pesquisas, testes, análises, projeções de resultado, dentre várias outras ferramentas que contribuem para uma aproximação da demanda já existente ou da criação de um novo nicho de mercado. Essa resposta deverá ser muito cuidadosa e reavaliada continuamente até mesmo depois de iniciado o processo de implantação da nova empresa. Neste caso existem mudanças que podem impactar diretamente no planejamento do novo empreendimento e que devem ser previstas com antecipação.

O que a empresa quer?

Essa pergunta não pode ser confundida com a de quais são os desejos do empreendedor. A empresa deve possuir seus próprios desejos, seus objetivos, suas metas, seus caminhos e seu desenvolvimento traçados independente de qualquer outro objetivo pessoal dos sócios. A organização é composta vários fatores externos e internos, mas seu posicionamento é particular e único e não pode ser influenciada negativamente ou comprometendo seu perfil.

A junção dessas respostas é um indicador que antecipa todo o principio da criação da empresa organizando as idéias e distribuindo-as no negócio. Isso permite que o empreendedor conheça antes mesmo de existir, quais serão os objetivos e limites da organização, precavendo possíveis falhas e priorizando as qualidades, onde estará a um passo de colocar suas idéias em prática de forma organizada e profissional buscando resultados definidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é muito importante para nós.