quarta-feira, 13 de abril de 2011

O que é empreendedorismo e quem é um empreendedor de sucesso?

Há 20 anos, as pessoas pouco sabiam o que significava empreendedorismo – esta palavra tão grande -, quem era e o que fazia um empreendedor. Hoje, a palavra é amplamente conhecida e utilizada, e o seu conceito vem sofrendo ampliações à luz de vários aspectos.
Muitas são as definições sobre o empreendedorismo. Para Schumpeter, “é o agente do processo de destruição criativa. É o impulso fundamental que aciona e mantém em marcha o motor capitalista, constantemente criando novos produtos, novos mercados e, implacavelmente, sobrepondo-se aos antigos métodos menos eficientes e mais caros”.
Em 1961, David McClelland identificou nos empreendedores de sucesso um elemento psicológico crítico, denominado por ele de “motivação da realização” ou “impulso para melhorar”. Anos depois, Peter Drucker(1979) ampliaria a definição para focá-la em oportunidade. Empreender não é apenas criar um negócio, mas fazê-lo em função de uma verdadeira oportunidade.
Já Louis Jacques Filion(1986) define o empreendedor como sendo uma pessoa que “concebe, desenvolve e realiza visões”. Na década seguinte, Fernando Dolabela(1993) difundiria o empreendedorismo no Brasil como uma forma de ser. São também empreendedores os autônomos e os intraempreendedores.
O ponto em comum em todas as definições é que este espírito empreendedor tem como mola propulsora a força na qual a pessoa encontra em algo que dê significado a sua vida, que o motiva para a AÇÃO!
Para empreender, algumas questões devem ser levadas em consideração. Por que ser empresário? Quais os motivos que os levam a abrir seu próprio negócio?
O empreendedor é motivado pela auto-realização, desejo de assumir responsabilidades e independência. Para se tornar um empreendedor de sucesso é preciso reunir imaginação, determinação, habilidade de organizar, liderar pessoas e de conhecer tecnicamente etapas e processos.
Muito se tem estudado sobre como se comporta o empreendedor e como ele alcança sucesso naquilo que faz. Estes são os comportamentos que você, que todas as segundas-feiras acompanhará as novidades do Blog do Empreendedor no sitediariodepernambuco.com.br, precisa potencializar se já os possuir ou desenvolver, caso não os tenha:

- Busca de oportunidades e iniciativa
- Correr riscos calculados;
- Exigência de qualidade e eficiência;
- Persistência;
- Comprometimento;
- Busca de informações;
- Estabelecimento de metas;
- Planejamento e monitoramento sistemáticos;
- Persuasão e redes de contatos;
- Independência e autoconfiança




    * Isabel Noblat é psicóloga, especialista em planejamento e administração de recursos humanos e gestora do Programa Sebrae Mais para Empresas Avançadas

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Dê sua opinião, ela é muito importante para nós.