terça-feira, 19 de abril de 2011

O que fazer quando você é melhor que seu chefe?


Este questionamento chega até mim em diversos relatos de executivos com quem converso e – muitas vezes – é o motivo da busca dos profissionais por outra oportunidade profissional.
São perguntas do tipo:  “E se o próprio time diz que eu deveria ser o chefe? E se outros profissionais da empresa me confessam que me acham melhor que o meu chefe? Meu chefe só me demanda trabalhos operacionais e não me dá oportunidade de desenvolvimento. Devo pedir demissão?
Primeiramente é preciso saber que ninguém ocupa uma posição por acaso. NUNCA. Sempre há uma razão (por mais que você não concorde com ela).
E entender esta razão e/ou os motivos que levaram este profissional a assumir esta posição fará toda a diferença.
Neste processo de entendimento você descobrirá quais são valores (verdadeiros) da sua organização: o que é mais valorizado, o resultado da equipe ou individual? Como o erro é tratado na organização? O que é mais valorizado o resultado ou o tempo de casa e a fidelidade à organização? É mais importante a excelência na formação técnica ou a excelência nas competências comportamentais? O conhecimento do mercado e do histórico da organização é muito valioso para o tipo de negócio da sua empresa?
Com estas respostas – e muitas outras mais – você descobrirá o que de fato é um bom profissional para sua empresa no contexto atual no qual ela está inserida. E assim você verá – muito provavelmente – que seu chefe não é tão ruim assim…
Para ser mais específico: um profissional pode não ser um bom gestor, mas tecnicamente é invejável e isto pode ser essencial para a empresa na qual ele está inserido. Outro exemplo: um profissional pode não ser aquele que mais trabalha duro na empresa, mas ele detém um conhecimento histórico do segmento no qual atua quase insubstituível.
Sem contar os interesses políticos e pessoais que são sempre existentes no mundo das empresas….
E isto não é ruim nem desesperador!! Se você identificar as razões de um profissional ter chegado até onde chegou, poderá aprender com ele. Lembre-se, para ter uma carreira de sucesso é preciso ter muito mais do que competências técnicas invejáveis e uma formação acadêmica espetacular.
Entre  o branco e o preto existem diversos tons de cinza; compreendê-los e aprender a identificá-los corretamente fará toda a diferença.
BOA SORTE!!´
Escrito por @marcelocuellar - VOCÊ S/A 
p.s.: este post foi resultado da colaboração da Rivânia Ferreira (@rivaniaferreira) , uma das mais fiéis leitoras do meu blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é muito importante para nós.